Viva a memória de Jango Goulart!
Hoje, dia primeiro de março, comemoramos o aniversário do ex-presidente da República João “Jango” Goulart, que se estivesse vivo estaria completando 99 anos. Jango foi um dos maiores nacionalistas que o Brasil já teve, ao lado de Getúlio Vargas, Leonel Brizola e outros. Ele lutou fervorosamente em defesa do povo brasileiro, principalmente os mais pobres deste país, teve um passado limpo na política e a sua honra é inquestionável. Por se aproximar dos trabalhadores, abrir a interlocução com os movimentos sociais e por tentar implementar as reformas de base, Jango foi deposto pelos militares, sofrendo um golpe cruel e desleal da elite e dos setores mais conservadores da época, apoiados pela especulação e pelos interesses do capital internacional.
Os anos de chumbo sob a Ditadura Militar foram anos de sofrimento e de repressão, quando o país foi conduzido na linha do imperialismo norte-americano, com exploração das nossas riquezas e com total violação dos direitos humanos.
Precisamos reverenciar a memória e o legado de Jango, mas a maior homenagem que pode ser prestada ao nosso grande líder não é exumar o seu corpo para apurar se realmente ele foi assassinado, conforme se suspeita, a maior homenagem a Jango é o povo brasileiro exumar e resgatar as reformas de base que o Brasil precisa.
Viva Jango Goulart !
Cosme Nogueira
Presidente da FESERP-MG (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais), presidente da seccional mineira da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) e diretor da CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil)