Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua Rio de Janeiro 282 – 8ª andar, salas 806, 807, 808 e 809 | Edifício Gontijo – Centro | Belo Horizonte – MG CEP: 30160-040

Artigos

Restaurante popular, lutar para manter

Que tal saborear a sugestão do chef? Arroz, feijão, bife de pernil acebolado, couve picada, polenta com um copo de suco de morango e, de sobremesa, um doce de goma açucarado. O valor? R$ 3,50. Aonde? Restaurante Popular.

O escritório da FESERP-Minas/CSB fica no complexo da Praça da Estação em Juiz de Fora, muito próximo do inicio da Rua Halfeld. É nesta rua que fica situado o Restaurante Popular de Juiz de Fora, bem no centro da cidade.

O primeiro Restaurante Popular em Juiz de Fora, localizado no centro, foi inaugurado no dia 3 de agosto de 2012 – por coincidência na data de aniversário da minha mãe – e o segundo, localizado no Bairro de Benfica, abriu suas portas no dia 2 de agosto de 2016. Apesar de muita torcida contra e dos comentários mentirosos de que o Restaurante Popular prejudicaria os restaurantes tradicionais ao entorno, pois o valor baixo iria promover o fechamento dos estabelecimentos, trazendo desemprego, foi provado com o tempo que nada disso aconteceu.

O Programa de Segurança Alimentar para servir refeições a preços baixos à população foi criado pelo Governo Federal, durante o mandato do ex-presidente Lula em parceria com os municípios. Esse programa integrava a lista de vários projetos de alcance social e de resgate de cidadania como Bolsa Família, Farmácia Popular, FIES, Luz para Todos e outros. Esse programa está de pé até hoje e continua resistindo bravamente, pois a grandeza da sua originalidade e do seu alcance principalmente a pessoas de baixa renda fazem com que qualquer tentativa de encerrá-lo traga grande repercussão e uma enorme reação contrária por parte da sociedade e dos movimentos sociais.

Sempre que posso eu faço a minha refeição do almoço lá, até porque a proximidade do local com o meu trabalho é um facilitador, além do preço e da excelente qualidade. A comida é muito bem feita e apetitosa, o tratamento dos funcionários é bom, mas alguns fatores negativos têm chamado a atenção e cabe à Administração Municipal de Juiz de Fora cumprir o seu papel e sanar essas deficiências. Falta no espaço o efetivo da Guarda Municipal para ajudar na manutenção da ordem. Também faltam funcionários para realizar a limpeza no rol de entrada e saída do Restaurante, assim como faltam também funcionários para realizar a limpeza interna durante o funcionamento, a fim de manter a limpeza das mesas e do chão, pois afinal estamos falando de um espaço público onde as pessoas se alimentam – e tudo que está relacionado à alimentação deve ser acompanhado de limpeza e higiene. Também já é visível a ausência da manutenção predial. O local necessita de algumas reformas, principalmente na parte hidráulica onde se vê nitidamente torneiras vazando e caixas de sifão das pias dos lavabos descobertas, de fixação dos corrimões de apoio, de pintura nas paredes e de fechar as frestas de abertura para evitar a entrada de pombos no local – tudo isso se refere ao Restaurante Popular da Rua Halfeld, no Centro.

Nossa crítica é construtiva, pois sou defensor inconteste dos programas sociais que beneficiam milhões de brasileiros todos os dias, e o Restaurante Popular tem que ser defendido por todos nós que pensamos um Brasil mais justo.

O cardápio de amanhã eu te falo depois, ok? Então fica a sugestão do Chef para você.

Cosme Nogueira

Presidente da FESERP-MG

Últimos Artigos