Breve Retrospectiva de 2014 – Abril: Participações em congressos internacionais
(Fortaleza, Brasília, Nova Serrana, Leopoldina, Teófilo Otoni, Matias Barbosa, Baependi, Caxambu, Diamantina, Curvelo e Aiuruoca)
Em abril, a FESERP-MG, através do presidente Cosme Nogueira, participou de dois congressos internacionais. O primeiro, entre os dias 2 e 4, em Fortaleza (CE), versou sobre Direito Sindical; o segundo (foto), em Brasília (DF), entre os dias 23 e 25, reuniu trabalhadores no serviço público, durante encontro do CLATE (Comitê Executivo da Confederação Latinoamericana e do Caribe de Trabalhadores Estatais), única entidade pluralista que reúne todos os segmentos e organizações do movimento sindical do setor público da região – Com sede em Buenos Aires, Argentina, a Confederação reúne 26 entidades de 17 países.
Em Nova Serrana, no dia 2, em assembleia bastante representativa, convocada pelo Sindicato presidido por Sônia Maria de Jesus, os servidores públicos aprovaram a pauta de reivindicações/2014 e a prestação de contas de 2013.
Em Leopoldina, uma reunião, no dia 3, selou o apoio da Direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais aos motoristas da Prefeitura, em campanha salarial e na luta pelos seus direitos.
Em Teófilo Otoni, diretores do SINDISETO visitaram alguns locais de trabalho dos servidores e denunciaram as péssimas condições de trabalho. Paralelamente, os sindicalistas atuaram em duas outras frentes naquele mês: na luta pelo Adicional de Periculosidade para os funcionários lotados no cargo/função de vigilante, os conhecidos guardas do patrimônio da cidade e pelo cumprimento da Lei do Piso Nacional do Magistério. .
Em Matias Barbosa, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINSERPUMB) José Mauro Souza mobilizou a categoria contra a proposta de emenda à Lei Orgânica, número 65/2009, que tira alguns direitos dos trabalhadores – quinquênio, férias-prêmio e sexta parte entre eles. A mobilização deu resultado e a votação da proposta de emenda à Lei Orgânica, que estava prevista para o dia 11, foi adiada. Posteriormente uma reunião com o prefeito municipal e alguns vereadores voltou a discutir o assunto.
No dia 8, o presidente da FESERP-MG Cosme Nogueira visitou Baependi. Uma visita anterior, em março, foi feita pelo diretor de Assuntos de Seguridade Social da FESERP-MG e presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cruzília (SINSERPUC) Luiz Claudio Ferreira Maciel, que foi recebido pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDBAE) José Wilson Lemos.
Também no dia 8, acompanhado de Luiz Claudio Ferreira Maciel, Cosme Nogueira, visitou o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Caxambu (SINDISCAXA), Júlio Tadeu de Souza.
No dia 9 as visitas foram a Diamantina (onde Cosme Nogueira e o assessor jurídico da FESERP-MG Eldbrendo Monteiro foram recebidos pelo presidente e o assessor jurídico do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Diamantina/SISEMD, Fernando Santos e Renato Wagner da Cunha, respectivamente) e Curvelo (para reunião com o presidente do Sindicato Paulo Roberto de Oliveira)
No dia 15, a reunião foi na Prefeitura de Aiuruoca, com uma pauta extensa: situação dos servidores municipais da cidade, Plano de Cargos e Salários do funcionalismo, momento atual da Prefeitura e da cidade, diálogo entre sindicalistas e representantes do Poder Executivo e apresentação do trabalho da Federação. Participaram do encontro, pela FESERP-MG, o presidente Cosme Nogueira, o diretor de Assuntos de Seguridade Social (e presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cruzília/SINSERPUC) Luiz Claudio Ferreira Maciel, e o assessor jurídico Eldbrendo Monteiro; pela Prefeitura, o prefeito Joaquim Mateus de Sene, a advogada Márcia Mendes e o assessor Everaldo Xavier Campos, e pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Região Mantiqueira (SISMANT), o diretor de assuntos sindicais Cristiano Rocha das Neves.